Nova pesquisa confirma declínio na aprovação de Lula
Os dados sucederam várias derrapadas do governo ao longo dos últimos dois anos e são acompanhados de uma perspectiva econômica desanimadora, o que preocupa o Palácio do Planalto.

Por Redação – do Rio de Janeiro
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a desaprovação de 44% dos eleitores, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta terça-feira. O estudo mostra que os entrevistados que rejeitam o trabalho do petista se dividiram entre 32% que o consideram péssimo, e 12% que o consideram ruim. Para outros 19,4%, o governo federal faz um bom trabalho.
Já 26,3% avaliam a gestão como regular, e outros 9,3% a consideram ótima. Um por cento dos entrevistados não soube ou não quis responder.
No início de fevereiro, o Datafolha registrou a pior avaliação popular do petista em todos os seus mandatos presidenciais — 24% dos entrevistados disseram aprovar seu trabalho no cargo. Os dados sucederam várias derrapadas do governo ao longo dos últimos dois anos e são acompanhados de uma perspectiva econômica desanimadora, o que preocupa o Palácio do Planalto a menos de dois anos para uma nova eleição presidencial. Diante da baixa, o petista articula uma reforma ministerial.
Rejeição
O descontentamento dos eleitores também se reflete na avaliação do governo: a percepção positiva recuou 8,7 pontos, enquanto a negativa aumentou 13,5 pontos no mesmo período.
Na leitura binária, Lula é desaprovado por 55% e aprovado por 40%, enquanto 4% não opinaram. Já na avaliação mais matizada sobre o desempenho de seu governo, 28,7% o classificam como “ótimo” ou “bom”, 44% como “ruim” ou “péssimo”, e 26% o consideram “regular”. Os números indicam um governo que ainda mantém parcela de apoio relevante, mas enfrenta uma rejeição crescente.
A tendência de queda aferida nas pesquisas CNT/MDA aponta uma erosão no apoio que Lula tinha ao assumir o mandato. Com a piora na avaliação do governo, a inflação política cresce entre partidos e outros poderes, enquanto a oposição ganha espaço eleitoral.
Pesquisa
O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 49,7% dos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta terça-feira. Segundo o levantamento outros 45,7% desaprovam o petista. Não sabem ou não responderam são 4,6%.
Se comparado com o último levantamento realizado pela Confederação, em maio deste ano, a taxa de aprovação sofreu uma queda (de 51% para 50%), enquanto a de desaprovação cresceu (de 44% para 46%).
A CNT entrevistou 2.002 eleitores de forma presencial, nas ruas e a domicílio, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos.
COMENTÁRIOS