Brasil terá nova onda de calor neste final de semana



O Inmet explica que, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”. E acrescenta que “essa condição deve abranger uma área extensa”.
Inscreva-se no canal do Diário de Brasília no Youtube
Notícias relacionadas:
- Chuvas fortes voltam a atingir São Paulo em meio a onda de calor.
- Calor levou mais de 5 mil pessoas a buscar atendimento no Rio em 2025.
- Rio cria canal para denúncias de trabalhadores em calor extremo.
De norte a sul, o país está sujeito a fortes chuvas no final de semana, com aviso amarelo de perigo potencial. O volume médio previsto é de até 50 mm, e ventos de até 60 km/h.
São Paulo
A Defesa Civil de São Paulo alerta para a ocorrência de fortes temporais nesta sexta-feira (21) no estado. Conforme o órgão, “a combinação dos elevados índices de temperatura e umidade provocará chuvas em São Paulo, que pontualmente podem ser bem fortes”.
Os principais pontos sujeitos às precipitações são a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba. “Os moradores dessas localidades devem ficar atentos aos possíveis transtornos, pois a previsão aponta chuvas com volumes que podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h, de acordo com aviso laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)”, divulgou a Defesa Civil.
O tempo instável em São Paulo deve-se a um sistema meteorológico estacionado próximo à costa do Sudeste. Diante desse cenário, a Defesa Civil do Estado reforça a importância de redobrar os cuidados, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a previsão do Inmet para amanhã também é de um sábado com bastante calor, com a temperatura chegando aos 36º C, mas com pouca nebulosidade. Já no domingo (23) o calor deve chegar aos 35º C e formação de muitas nuvens, embora sem previsão de chuvas. Na segunda-feira (24) devem acontecer pancadas de chuva isoladas.
O calor no Rio de Janeiro fez com que mais de 5 mil pessoas buscassem atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início do ano. Apenas em fevereiro, cerca de 2,4 mil pessoas recorrem a unidades de emergência do SUS por complicações causados pela onda de calor.
A capital fluminense atingiu na última segunda-feira (17) o nível 4 de calor, o segundo mais alto em uma escala que vai até 5. Esta foi a primeira vez que o Rio atingiu o patamar, desde a criação dos níveis pela prefeitura, em junho de 2024. Na segunda-feira, os termômetros chegaram a marcar 44ºC, a temperatura mais alta registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014.
*Matéria ampliada às 16h16 para incluir informações sobre a previsão do tempo no Rio de Janeiro
COMENTÁRIOS