Seja bem-vindo
Brasília,06/02/2025

  • A +
  • A -

EUA vão suspender tarifas sobre o México por um mês após acordo sobre fronteiras, diz Sheinbaum

Fonte: Estadão
EUA vão suspender tarifas sobre o México por um mês após acordo sobre fronteiras, diz Sheinbaum Sheinbaum afirmou ter tidos uma 'boa conversa com o presidente Trump com grande respeito pelo nosso relacionamento e soberania' Foto: Fernando Llano/AP

As tarifas dos Estados Unidos sobre o México, que deveriam entrar em vigor nesta terça-feira, 4, serão suspensas por um mês, anunciou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, em sua conta no X (ex-Twitter).

O México chegou a uma série de acordos com o governo do presidente Donald Trump e reforçará a fronteira com 10 mil homens da Guarda Nacional para combater o tráfico de drogas, especialmente fentanil, alvo de Trump.

Espera-se também que os Estados Unidos impeçam o tráfico de armas de alta potência para o México. “Nossas equipes começarão hoje (segunda-feira, 3) a trabalhar em duas áreas: segurança e comércio”, disse Sheinbaum.

“Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump com grande respeito pelo nosso relacionamento e soberania, e chegamos a uma série de acordos”, afirmou.

Segundo ela, as novas frentes de trabalho do acordo focam em segurança e comércio. Com a decisão, as tarifas de 25% sobre o produtos mexicanos ficam suspensas por um mês, afirmou Sheinbaum. No sábado, 1º, Trump assinou três ordens para impor tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de taxar em 10% as importações da China.

No fim de semana, o governo mexicano chegou a anunciar medidas de retaliação. “Rejeitamos categoricamente a calúnia da Casa Branca de que o governo mexicano tem alianças com organizações criminosas, assim como qualquer intenção de interferir em nosso território”, escreveu Sheinbaum.

Ela afirmou, na ocasião, que instruiu o secretário de Economia a implementar o Plano B no qual o país vem trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México. “Se o governo dos Estados Unidos realmente quisesse enfrentar o grave problema do consumo de fentanil em seu país, poderia combater a venda de drogas nas ruas de suas grandes cidades – algo que não faz – e reprimir a lavagem de dinheiro gerada por essa atividade criminosa, que tanto prejudica sua população”, afirmou./Com NYT




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.