Seja bem-vindo
Brasília,23/11/2024

  • A +
  • A -

Dos 37 indiciados pela PF por tentativa de golpe, 25 são militares

agenciabrasil.ebc.com.br
Dos 37 indiciados pela PF por tentativa de golpe, 25 são militares



Baixar


Dos 37 indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de estado e formação de quadrilha, 25 são militares. E desses, 24 ligados ao Exército e um à Marinha. Dos integrantes do exército, 12 estão na ativa, ou seja, exercendo ainda suas funções, a maioria de alta patente. Um deles é o general, Nilton Diniz Rodrigues, que a reportagem não localizou a defesa.  Outros seis são tenentes-coronéis, e quatro coronéis. Apenas um é subtenente  Clique aqui para seguir o canal de notícias  no WhatsApp.



Para a doutora em Relações Institucionais Ana Penido, pesquisadora na Unicamp e especialista sobre a formação militar no país, as denúncias acabam gerando desconfiança sobre a atuação de parte das Forças Armadas.



Ana Penido chama a atenção para as investigações terem colocado o foco em um grupo específico do Exército, das Forças Especiais, chamado de Kids Pretos.



Já os demais indiciados, são seis militares reformados, aposentados, com a patente de general, incluindo os ex-ministros do governo Bolsonaro Braga Neto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.



A defesa de Braga Netto disse que vai esperar ter acesso ao relatório da PF para emitir um posicionamento formal e fundamentado. Já os advogados de Augusto Heleno e Paulo Sérgio preferiram não se manifestar.



Outros três militares acusados são coronéis aposentados, e mais três tem baixa patente, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, capitão reformado do exército. Ao comentar seu indiciamento, Bolsonaro atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes dizendo que ele “faz tudo o que não diz a lei”.



O almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, também aparece na lista e se declara inocente.



Questionado sobre as providências que tomaria com os envolvidos, o Exército respondeu que a Força não se manifesta sobre processos em curso, conduzidos por outros órgãos, procedimento que tem pautado a relação de respeito com as demais instituições da República.



O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de formatura do 76º Aniversário da Brigada de Infantaria Pára-quedista.


© Clauber Cleber Caetano/PR


Justiça Entre os 25 militares, 24 são de alta patente e 12 estão na ativa Brasília 22/11/2024 - 20:48 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Tentativa de Golpe indiciados por tentativa de golpe denunciados por atos golpistas sexta-feira, 22 Novembro, 2024 - 20:48 3:21




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.