Atletas transplantados brasilienses participam de competição em prol da doação de órgãos no DF
A Associação Brasileira de Transplantados (ABTx) organiza a competição, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Distrito Federal.
O setembro verde já passou, mas sempre é tempo de relembrar a importância da doação de órgãos, afinal, cerca de 65 mil pessoas aguardam na fila por um órgão no Brasil. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), entidade que dá apoio e orienta as pessoas que passaram por um transplante em todo o Brasil, está organizando o 1º Torneio de Tênis para Transplantados. O evento, que acontece em Brasília, no Distrito Federal, nos dias 23 e 24 de novembro, irá reunir atletas transplantados, doadores e profissionais das equipes multidisciplinares de transplante de todo o País e Brasília também terá seus representantes.
A delegação de Brasília conta, por enquanto, com nove atletas, sendo cinco transplantados, um doador e dois profissionais das equipes multidisciplinares de transplante. Silvana Baccin tem 61 anos e é uma das competidoras. Ela que já foi jogadora profissional de vôlei, há dez anos passou por um transplante de rim e recebeu o órgão de seu ex-marido Siga o canal "Diário de Brasília" no WhatsApp.
“Eu pratico esportes desde criança, fui jogadora de vôlei profissional até os 25 anos. E depois continuei jogando vôlei até um pouco antes do transplante, sempre de forma competitiva. Após o transplante eu comecei a praticar tênis. Na minha rotina eu faço exercício físico todos os dias”, conta Silvana, que segue se destacando em diversas competições. A atleta foi inclusive a primeira mulher tenista brasileira a participar de um @worldtransplantgames, em 2023 na Austrália.
Outro atleta experiente que estará no 1º Torneio de Tênis da ABTX em Brasília é Haroldo Rodrigues da Costa, de 59 anos. Há 27 ele recebeu o rim de sua irmã e acredita que o esporte é um dos fatores de sucesso do seu transplante. “Entendo que uma das razoes para o sucesso do meu transplante é a prática de esportes. Assim como para qualquer pessoa, o esporte me ajuda em muitos aspectos. Como transplantado, trato como mais um “medicamento” para o meu tratamento”, explica.
Haroldo é o brasileiro com o maior número de participações nas Olimpíadas de Transplantados, com 9 edições e 5 medalhas conquistadas.
Sobre o Torneio
O principal objetivo da competição é aumentar a percepção do público geral sobre a importância da doação de órgãos. Sabe-se que no Brasil cerca de 45% das famílias ainda não permitem a doação.
"Este evento esportivo é de extrema relevância. Recentemente, vivemos o mês de setembro verde, que nos lembrou da importância da doação de órgãos. Infelizmente, este ano vimos uma queda nas doações, e precisamos intensificar as conversas sobre esse tema vital dentro de nossas famílias. Para nós, que somos transplantados, a prática de esportes representa uma melhoria na qualidade de vida.”, diz Edson Arakaki, presidente da ABTx e transplantado renal.
O final de semana do Torneio de Tênis para Transplantados (23 e 24/11) terá o dia todo de competições: das 8 às 18 horas, no Clube do Exército, em Brasília. O evento é aberto ao público e 14 competidores já estão confirmados.
Sobre a ABTX
A Associação Brasileira de Transplantados (ABTx) é uma entidade com abrangência nacional, atualmente com mais de 8.000 cadastrados, que tem o objetivo de proporcionar aos transplantados oportunidades de integração, esporte e superação e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A ABTX já conta com um histórico de algumas ações esportivas voltadas aos transplantados.
Em 2019 eles realizaram a primeira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, que reuniu cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos de todas as regiões do País na cidade de Curitiba. Em 2022, a capital paranaense também abrigou a segunda edição dos Jogos que contou com 68 atletas transplantados inscritos de todo o País e da América Latina para competir em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual. Além disso, a Associação incentivou e ajudou a viabilizar a participação de atletas nos Jogos Latino Americanos para Transplantados os Jogos Mundiais para Transplantados desde 1997.
Mais informações: https://www.abtx.com.br/
COMENTÁRIOS