Livro Valor do Branding revoluciona o entendimento sobre gestão de marcas para geração de valor ao acionista e aplicação em grandes negociações
Eduardo Tomiya aborda a dinâmica do retorno financeiro de investimentos em marca, mostra metodologias de posicionamento e detalha cases de organizações.
Com lançamento pela editora Senac Rio, o livro Valor do Branding chega às prateleiras neste mês de
setembro. O autor Eduardo Tomiya, um dos maiores especialistas no tema no País, traz de maneira clara
a apuração e o uso do valor da marca em grandes transações corporativas e elucida a relevância de
monitorar esse ativo com dois enfoques principais: quantitativo e analítico.
A obra permeia o uso de métricas de valor de marca no cenário atual econômico, financeiro e, inclusive,
tecnológico, já que mesmo com o advento da Inteligência Artificial, as ferramentas analíticas de marca
unidas à pesquisa de mercado são indispensáveis - e provavelmente sempre serão - para entender a
saúde da marca e como ela afeta o valor do acionista. Impacta em grandes decisões de negócios, como
fusões e aquisições, permanência da marca no mercado ou não, registro de marca e outras.
Tomiya ressalta a importância dessa discussão e destaca a evolução das metodologias de branding que,
há alguns anos, tinham foco apenas na força da marca. “O tema evoluiu muito e, hoje, há uma
metodologia bem estruturada de brand score card que acompanha, além da força, o crescimento e o
statusfinanceiro da marca”, explica.
O livro leva o leitor pelo caminho fascinante da construção do valor da marca e da sua gestão eficaz por
meio do acompanhamento de métricas, explica o papel relevante do branding analítico no processo de
articulação do posicionamento e mostra ferramentas que permitem esse movimento. Com sua
experiência de quase 30 anos no setor, Tomiya revela que - e como - a marca bem estruturada e
continuamente observada influencia diretamente as decisões de negócios tomadas por empresários,
CEOs e gestores em todo o mundo.
Afinal, o que é o branding? Como o uso de metodologia de valuation dá suporte a uma operação entre
duas empresas? De que forma os ativos considerados intangíveis do ponto de vista da mensuração
financeira são associados a expectativas de lucros futuros de companhias e, assim, contabilizados de
forma consistente em uma transação?
O autor responde a esses questionamentos e destaca evidências da ligação entre o branding e o valor
do acionista com a exposição de alguns cases, tanto positivos quanto negativos - todos com dados
públicos, vale ressaltar. Entre eles, estão Klabin, Hospital Sírio-Libanês e Casa & Vídeo, projetos de
sucesso liderados por Tomiya. Ele retoma e analisa, também, a compra da marca Snapple pela Quaker
nos anos 90, sua posterior perda bilionária de valor de mercado e, por fim, a recuperação significativa
ao chegar ao controle da Cadbury.
Tomiya foi o responsável pelo desenvolvimento de métricas analíticas para o branding e por mais de 500
avaliações de empresas que sustentaram operações financeiras relevantes. É importante lembrar que os
ativos intangíveis de uma companhia, tais como processos, capital humano, sistemas de distribuição,
governança, entre outros diversos, em muitos casos impactam o valor de sua marca muito mais que os
tangíveis. “De maneira bem interessante, executivos de marketing entenderam que essa ferramenta de
valor de marca pode trazer, em uma linguagem de negócios, o retorno econômico-financeiro para o
marketing e comunicação” comenta.
Valor do Branding é uma leitura essencial para profissionais que desejam entender como quantificar,
posicionar, diferenciar e gerar valor para suas marcas e acionistas.
O prefácio é assinado por Silvia Quintanilha, diretora de insights da TM20 Branding, que menciona: “o
livro traz conceitos complexos de forma simples, e ainda aproveita para reforçar com todos os
profissionais, atuais e futuros, a importância de construir, nutrir, fortalecer e valorizar as marcas, ativo
intangível dos mais importantes para as corporações e empresas”.
Destacando a importância do tema, há também depoimentos de executivos, entre eles Marise Barroso,
membro do Conselho da Condor S.A., Intercement entre outras empresas, Marcelo Bicudo, CEO da
Design Bridge & Partners, e de Gian Franco Rocchiccioli, da Pande Branding e Design, entre outros.
Valor do Branding
Autor: Eduardo Tomiya
Editora Senac Rio
176 páginas R$ 79,00
Onde encontrar: www.amazon.com.br / www.martinsfontespaulista.com.br
Sobre o autor: Eduardo Tomiya é engenheiro e mestre de produção pela Escola Politécnica da USP, é o
criador e responsável pela pesquisa As Marcas mais Valiosas do Brasil, com edição anual desde 2003.
Atende as principais corporações do Brasil e da América Latina, ajudando-as a mensurar seus ativos
intangíveis e a inserir seu valor em grandes operações. Foi professor de branding em instituições como
Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) e Fundação Dom
Cabral (FDC/SP). Fundou a BrandAnalytics, empresa que vendeu para o grupo global WPP em 2013, e foi
diretor executivo da Kantar Consulting para América Latina até 2020. Ainda em 2020, fundou a TM20
Branding (www.tm20.com.br), da qual é o CEO.
COMENTÁRIOS