Congresso Nacional cobra participação no debate sobre corte de gastos

Seja bem-vindo
Brasília,21/11/2024

  • A +
  • A -

Congresso Nacional cobra participação no debate sobre corte de gastos

Equipe econômica do governo Lula tem discutido medidas de revisão de gastos no orçamento da União


Congresso Nacional cobra participação no debate sobre corte de gastos Reprodução

O Congresso Nacional cobra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participação nas discussões sobre as medidas de corte de gastos no orçamento da União. O Palácio do Planalto tem realizado reuniões com os ministros que compõem a junta de execução orçamentária (JEO) ao longo da semana para discutir o tema.

Interlocutores do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ressaltaram a importância de envolver o Legislativo em eventuais decisões a respeito do corte de gastos.Às vésperas de corte de gasto, petista critica reduzir programa social

A expectativa é que o Executivo encaminhe ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei complementar (PLP) abordando o assunto. No entanto, o Palácio do Planalto não tem procurado os líderes das duas Casas Legislativas, Câmara e Senado, sobre os detalhes antes de enviá-los ao Parlamento.

Corte de gastos: veja opções apresentadas por Haddad e Tebet a Lula

Lira chegou a procurar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o tema e destacou a necessidade de desvincular subsídios da saúde. A conversa ocorreu antes do chefe da equipe econômica desistir de viajar para Europa a pedido de Lula, que o instruiu a priorizar o plano de corte de gastos.

“A pedido do presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos. Por essa razão, a viagem à Europa, prevista para segunda-feira, não será realizada neste momento. A agenda em questão será retomada oportunamente”, informou a equipe do Ministério da Fazenda.

O presidente Lula tem defendido que o pacote de cortes de gastos abarque um ajuste nas emendas parlamentares, ponto sensível dentro do Congresso Nacional. Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou um PLP que estabelece regras para apresentação, aprovação e execução dessas emendas, após pressão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Câmara aprova regras para emendas parlamentares e texto vai ao Senado

Com o foco na discussão apenas com os membros da Esplanada dos Ministérios, há receio de que as propostas encontrem dificuldades para tramitação dentro do Congresso Nacional. Arthur Lira insiste que o debate inclua não somente os presidentes das duas Casas, mas também líderes partidários, o que reforça a importância de uma construção conjunta dos projetos.

Há expectativa de que Haddad se encontre com os presidentes da Câmara e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas nenhuma reunião foi marcada. Vale destacar que nesta semana o Congresso Nacional realiza a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.