Câmara: PSD mantém Brito candidato, mas abre diálogo com Lira
Além de apoiar manutenção da candidatura, bancada também aprovou recondução do deputado na liderança do partido na Casa
A bancada do PSD na Câmara resolveu manter a candidatura do líder do partido, deputado Antonio Brito (PSD-BA), à presidência da Casa. A decisão foi tomada durante reunião dos deputados da legenda nesta terça-feira (5/11).
Apesar de manter a candidatura, Brito disse ao sair do encontro que a bancada aprovou abrir diálogo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com seu candidato, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para negociar manter a proporcionalidade que o PSD já tem na Casa com um eventual apoio.
“Coloquei que se nós dialogarmos com o presidente Arthur Lira e com o candidato do presidente Arthur Lira, Hugo Motta, a fim de manter as proporcionalidades que o PSD tem mantido na Casa, nós voltaremos à bancada para dialogar se a bancada deseja continuar a manutenção da candidatura ou se há algum tipo de mudança”, declarou à jornalistas.
E completou: “Mas nesse momento [a decisão] é manter a nossa candidatura à presidente da Câmara e abrir diálogo para discutir proporcionalidades acerca do PSD e as pautas do nosso partido. Essa foi a decisão”, argumentou.
Caso continue na disputa, Brito deve ser, ao menos por enquanto, o único candidato de oposição ao candidato de Lira. Elmar Nascimento (União Brasil-BA) também é candidato, mas deve anunciar sua desistência em breve. O seu partido, o União Brasil, já decidiu que vai apoiar Motta.
Brito reconduzido
Na reunião desta terça (5/11), Brito também foi reconduzido para liderar o PSD na Câmara no próximo ano, independente de sua candidatura. Segundo o deputado, a decisão foi unânime entre os presentes no encontro.
“Independente qual seja o tratativa da nossa campanha, da nossa sucessão, de todos os aspectos, a bancada nos reconduziu para a líder para o ano 2025. Caso a gente vá para a campanha, caso a gente não logre êxito e caso a gente não vá para a campanha ou mantenha a candidatura até o fim e não vença as eleições”, disse Brito.
O líder declarou que isso mostra a confiança do partido no seu trabalho.
“É a prova da confiança da bancada na condução do líder é importante para que a gente não só conduza as tratativas aqui dentro da casa, como também as tratativas com os demais líderes partidários”, argumentou.
COMENTÁRIOS