É a vez de Elon Musk dar uma "bifurcação na estrada" enquanto a Tesla enfrenta o escrutínio de Wall Street
A empresa atualizará os investidores sobre receita, lucro e outros números importantes após meses de turbulência.

A fabricante de carros elétricos deve divulgar seus lucros trimestrais na tarde de terça-feira, o que pode dizer muito sobre a direção que Musk e a empresa que o levou à imensa riqueza seguirão.
A empresa atualizará os investidores sobre receita, lucro e outros números importantes após meses de turbulência , enquanto Musk continua a dedicar grande parte de seu tempo à tentativa do governo Trump de reformular radicalmente o governo federal, longe de suas responsabilidades corporativas na Tesla, SpaceX e suas outras empresas.
Com as ações e a reputação da marca Tesla sendo prejudicadas — e com a política tarifária do presidente Donald Trump ameaçando afetar o mercado automotivo, incluindo a Tesla — muitos investidores da Tesla pediram que Musk reduzisse ou encerrasse completamente seu trabalho governamental e voltasse seu foco aos negócios.
O governo Trump enviou e-mails "bifurcação na estrada" incentivando funcionários federais a considerarem deixar seus empregos.
Até mesmo alguns dos maiores defensores da Tesla, como Daniel Ives, diretor administrativo da Wedbush Securities, perderam a paciência com a forma como Musk está dividindo sua atenção.
“Este é um momento de verdade para Musk”, disse Ives à NBC News. “Se ele optar por permanecer no DOGE e na Casa Branca de Trump, o futuro da Tesla poderá ser alterado negativamente de forma permanente. Os danos à marca que ele causou por fazer parte do governo Trump já foram um golpe devastador para a reputação, as ações e a confiança da Tesla. ... Ele transformou a Tesla em um símbolo político, o que é uma das piores coisas que podem acontecer a uma marca de consumo.”
DOGE significa Departamento de Eficiência Governamental, a equipe de Musk, composta por funcionários distribuídos por todo o poder executivo, que auxiliam na determinação de cortes de gastos. Musk é um " funcionário especial do governo " que deve deixar o governo Trump em algum momento, mas sem data definida para sua saída.
Musk e Tesla não responderam imediatamente a um pedido de comentário na tarde de segunda-feira sobre se ele estaria sobrecarregado e, em caso afirmativo, o que poderiam fazer a respeito.
A Tesla deve divulgar seus lucros após o fechamento do mercado. Também está programada uma teleconferência com analistas de Wall Street, e Musk às vezes participa das conversas.
Vários caminhos possíveis estão à frente de Musk e da Tesla, e não está claro qual é o mais provável. Musk poderia reduzir ou encerrar seu cargo na Casa Branca e dedicar mais tempo à Tesla. Ou poderia deixar o cargo de CEO da Tesla e manter o foco na política, colocando o futuro e a marca da empresa nas mãos de outra pessoa.
O status quo também pode perdurar, com Musk continuando a apostar que tem atenção suficiente para todos.
O preço das ações da Tesla oferece um retrato da trajetória tumultuada desde que Musk se lançou ao governo Trump. Embora o preço das ações esteja quase igual ao negociado nos dias que antecederam a eleição, suas ações caíram mais de 50% em relação ao pico de dezembro. Ainda assim, o valor de mercado total da Tesla permanece pouco acima de US$ 700 bilhões, bem acima do de seus concorrentes da indústria automobilística, mas abaixo do das grandes empresas de tecnologia.
Na segunda-feira, as ações da Tesla despencaram novamente antes do relatório de lucros, caindo 5,8%.
Terça-feira marcará o primeiro relatório de lucros da Tesla desde que a extensão total do papel e das ambições de Musk no governo ficou clara . A Tesla divulgou seus resultados financeiros pela última vez em 29 de janeiro , no início do segundo mandato de Trump.
COMENTÁRIOS