Seja bem-vindo
Brasília,24/04/2025

  • A +
  • A -

Papa Francisco morreu aos 88 anos, anuncia o Vaticano


Papa Francisco morreu aos 88 anos, anuncia o Vaticano © AP/Andrew Medichini
Publicidade

Diário de Brasília - "Um mês após receber alta do hospital devido a uma pneumonia infecciosa, o Papa Francisco faleceu aos 88 anos, conforme anunciado pela Santa Sé nesta segunda-feira (21). Sua última aparição pública ocorreu no domingo, durante as celebrações da Páscoa 

 Papa Francisco deixa o Hospital Gemelli

O Papa Francisco recebeu alta do Hospital Gemelli, em Roma, no dia 23 de março, após cinco semanas de recuperação devido a uma pneumonia. Desde então, ele apareceu publicamente apenas duas vezes: ao deixar o hospital e durante a celebração Urbi et Orbi da Páscoa, em 20 de abril de 2025. Em ambas as ocasiões, limitou-se a pronunciar uma frase, agradecendo e abençoando os fiéis presentes.

Um papado de ruptura e esperança

Eleito em março de 2013 após a renúncia de Bento XVI, Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936, tornou-se o primeiro papa jesuíta, o primeiro do hemisfério sul e o primeiro não europeu em mais de 1.200 anos.

Seu pontificado tem sido marcado por esforços corajosos e, frequentemente, desafiadores para modernizar uma instituição milenar, muitas vezes resistente a transformações. Enfrentando tensões internas, Francisco defendeu uma Igreja mais próxima dos pobres e marginalizados, mais transparente e empenhada na promoção da justiça social, ambiental e no diálogo inter-religioso.

Reformas, escândalos e divisões

Ao longo dos 11 anos de seu papado, Francisco trabalhou para reformar a Cúria Romana, combater a corrupção financeira e enfrentar, com determinação, os casos de abuso sexual envolvendo membros do clero. Contudo, suas iniciativas provocaram divisões profundas dentro da Igreja, especialmente entre setores conservadores que o consideravam excessivamente progressista.

O pontífice promoveu maior protagonismo dos leigos, defendeu o papel das mulheres, acolheu divorciados e demonstrou compaixão pela comunidade LGBTQIA+. Além disso, ele canonizou 892 santos e beatificou 1.174 pessoas, evidenciando seu esforço para ampliar o reconhecimento de figuras exemplares da fé ao redor do mundo.

Um líder moral de alcance global

Francisco consolidou-se como uma liderança moral global, frequentemente citado por chefes de Estado e organismos internacionais. Sua encíclica "Laudato Si'", focada na preservação ambiental, influenciou debates globais. Ele também foi um defensor incansável dos migrantes, crítico do neoliberalismo e construtor de pontes com o mundo muçulmano, judeu e budista.











O adeus ao papa da humildade

Durante sua vida, Francisco rejeitou os luxos do Vaticano, escolhendo morar na simplicidade da Casa Santa Marta, em vez dos tradicionais aposentos papais. Antes de falecer, pediu um funeral modesto, semelhante ao de um bispo comum. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — um local que simboliza seu afeto pelos excluídos e pelos peregrinos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.