Esposa e filho do ex-presidente do Peru recebem asilo no Brasil

Já chegaram ao Brasil Nadine Heredia Alarcon, esposa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, e o filho deles, que é menor de idade. Eles receberam asilo diplomático do governo brasileiro.
O Ministério das Relações Exteriores afirma que o asilo foi concedido nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, de 1954, assinada pelos dois países.
Conforme prevê a Convenção, o governo do Peru garantiu o salvo conduto para que Nadine Heredia e seu filho pudessem deixar o território do país e seguir para o Brasil.
Nadine havia entrado na embaixada peruana nessa terça-feira (16), após ter sido condenada a prisão.
A sentença da Justiça do Peru foi de 15 anos de reclusão para Ollanta Humala e Nadine Heredia por lavagem de dinheiro, com a alegação de terem recebido valores não declarados das empresas brasileiras Odebrecht, agora conhecida como Novonor, e pela OAS, para a campanha eleitoral em 2011.
Ollanta Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016, foi preso logo após a decisão judicial. A defesa de Humala e da esposa dele diz que a justiça peruana segue a linha da condenação da Lava Jato no Brasil, com a obtenção de provas de maneira ilícita, que foram revogadas pelo Supremo Tribunal Federal.
Os advogados vão apelar da decisão e contestar a prisão preventiva de Ollanta e Nadine em instância judicial superior no Peru.
Política Ollanta Humala e Nadine Heredia são acusados de lavagem de dinheiro Brasília 16/04/2025 - 19:55 Bianca Paiva / Radioagência Gésio Passos, da Rádio Nacional Peru asilo diplomático quarta-feira, 16 Abril, 2025 - 19:55 1:37
COMENTÁRIOS